quarta-feira, 4 de maio de 2011

   Depois de muito tempo, enfim, lembrei que tinha um blog. Acho que ouvi alguém comentando sobre blogs na rua, e lembrei que o meu estava às moscas; fiz, então, aquela postagem rapidíssima de ontem, mas nem valeu né! então hoje, vai ai uma "de verdade" :)


DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


   Há cerca de 3 meses entrei na faculdade, e quase que imediatamente já me vi ligada ao movimento estudantil. Tenho ouvido muitos pontos de vistas, dos mais divergentes possíveis, desde a direita-cristã-reacionária até a ultra-esquerda-revolucionária (ou de negação) e assim, estou construindo a minha visão e minha vida estudantil.
   Ao contrário do que muitos pensam, a USP não é um mar de rosas. Pelo contrário, temos problemas, e muitos! Professores "picaretas" que faltam demais, prédios velhos, lotados e caindo aos pedaços (no caso da letras, ele é provisório desde de 1973), salas de aulas hiper lotadas (tenho uma matéria com 75 alunos matriculados, em uma sala que só cabem 50 carteiras), falta de sulfites para impressão na pró-aluno, salas com risco de desabamento, tentativa reestruturação ou de fechamento de cursos, corte de vagas, mudanças no vestibular/fuvest/inclusp, demissões de funcionários sem motivos aparentes, proibição dos funcionários terceirizados bandejarem no refeitório, e outros tantos...
   Penso que o fato de termos tantos problemas internos, nos impulsiona a lutar e militar na tentativa de mudar, melhorar e democratizar uma universidade que, em teoria, é de todos. 
   Infelizmente sinto um vazio quando penso em outras universidades; não podemos nos excluir nessa "bolha" da nossa própria universidade, é importante informar e ouvir como está o outro lado da educação. Esse ano, dois eventos grandes acontecerão, o 52º CONUNE (Congresso Nacional da UNE) e o 1º Congresso da ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes - livre) e, ainda que ambas as entidades (UNE e ANEL) tenham inúmeras divergências, serão espaços ótimos para a discussão do quadro educacional brasileiro, e inclusive do PNE (Plano Nacional de Educação) que terá suas novas metas lançadas em 2011. Falei dos congressos, mas o movimento estudantil não se limita só nisso: o simples fato de dialogar com alunos de outras instituições e ajudar com a solução de problemas específicos é super valido. Talvez falte um impulso de iniciativa de alguns lados... então fica aqui o meu convite: dialogue! Só entrando em contato com os problemas que podemos pensar em soluções (conjuntas).
    Garanto que perda de tempo não é! Só seremos estudantes enquanto estivermos estudando, logo temos que aproveitar essa época para nos engajar, senão... o que será de nós ao sair da universidade??










PS> Me perdi um pouco no meio do post por causa da mudança na minha trilha sonora :P fui de "Cálice"/"Minha História"/"Olhos nos Olhos" pra "Vai Passar"... Desculpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário